[CentOS-pt-br] OFF-TOPPIC - Recomendação PC Montado ou Servidor

Douglas douglas.rauber em gmail.com
Sexta Janeiro 24 18:31:39 UTC 2014

Aí que tá galera! Obrigado pelas indicações até aqui...

Trabalho em vários hardwares, em diversos clientes, alguns com mais
estrutura, outros menos, assim como tamanho e nível de requisição...
Tenho notado ao decorrer de vários anos, que um hardware caro (arquitetura
de servidor) não dá plena garantia de segurança e desempenho.
Neste cliente em especial, já montamos 3 pcs e sempre mantivemos uma boa
política de backup, e que felizmente sempre foi eficiente.

Talvez seja desconhecimento da minha parte, mas eu até gostaria de
recomendar um servidor, poderia inclusive dobrar ou até triplicar esse
valor de orçamento, mas preciso ter um desempenho comprovadamente
superior... já que a segurança está mantida através dos backups, e sempre
que trocamos o pseudo-servidor, o antigo fica de "estepe", para o caso de
pifar algum componente do servidor antigo e não conseguirmos repor de
imediato.

Fazem 9 anos que estamos usando este método de renovação, 1 novo
pseudo-servidor a cada 3 anos. Até hoje, só uma fonte pifou!

Como o colega acima citou, estou ciente de que geralmente BD tem gargalo no
acesso a disco...
Também, gostaria e indicações de vocês de como eu posso mensurar isso, no
hardware atual..
Teria como plotar gráficos de utilização de CPU, leitura/escrita de disco e
memória de maneira confiável para identificar onde devemos concentrar
investimentos?

Muito obrigado,

Douglas