[CentOS-pt-br] OFF-TOPPIC - Recomendação PC Montado ou Servidor

Eduardo Az - EMBRASIS eduardoaz em embrasis.com.br
Quarta Janeiro 29 16:15:06 UTC 2014

Mesmo computores   “de marca†podem apresentar defeitos, ai, a garantia entra.
Nunca temos que apostar “as fichas†em um só pensamento, tipo, tenho um bom computador, então não preciso de backup. é uma burrice.
Também seguindo o caso de não ter problemas, também nunca tive “problemas†maiores segundo a linha de computadores servidores e de marca.
O unico problema foi também uma fonte queimada, mas, como tinha redundancia, só esperei chegar a fonte nova e troquei a queimada, sem nem pecisar desligar o servidor.
Lógico que era um servidor “caroâ€, se considerar o valor absoluto, mas, dependendo do porte da empresa, ele é barato e as vezes, ficar com o servidor parado 2 ou 3 horas, significariam prejuizos de milhares (se não de milhões dependendo do porte) de reais.
Acredito que, para sua resposta, a pergunta certa seria:
O cliente, quanto tempo pode ficar com o servidor “parado†e não ter um prejuizo sensivel.
As vezes a resposta nao é nem em ter um servidor, mas, 2 ou tres em redundancia no caso de 1 parar, por exemplo.
As vezes, teria que ser apenas 1 servidor, backup e fonte em redundancia, no caso de uma queimar (nem precisaria entrar no mérito de processador, etc).
As vezes, seria usar “cloudâ€.
Cada caso é um caso. É só calcular o que e mais importante para cliente: lucro x prejuizo.
“Receita de bolo†neste caso, só pra copeira

Eduardo Az
Dep. TI
EMBRASIS
email: eduardoaz em embrasis.com.br