[CentOS-pt-br] Digest CentOS-pt-br, volume 109, assunto 1

Sebastião Guerra sebastiao.luiz.guerra em gmail.com
Sexta Abril 1 12:29:50 UTC 2016

Pessoal,

Entendam que não é uma decisão ideológica. Foi uma decisão pensando nos
usuários finais e na popularidade.
O próprio plano de migração do Governo Federal lá nos idos de 2004 previa o
uso do Debian, posteriormente
adotando o Ubuntu.
Os produtos, fóruns e tudo mais giram em torno do ambiente Debian. Num
primeiro momento a ideia deve ter
sido atingiro maior número de pessoas (que nesse caso são relativamente
poucas, então porque ter de lidar com
Debian e RHEL, já que é um nicho) que utilizam Linux, majoritariamente
Debian e derivados.
Acho infeliz a colocação por parte do suporte da Caixa em mencionar o
Canaima Linux, ao invés de dizer simplesmente
Debian e derivados.
Vale sim uma pressão para que seja feito pacote deb e rpm, mas entendo que
provavelmente foquem
nas versões Debian 8+ e RHEL 7+. Pelo que olhei do pacote .deb tem uma
série de dependências relacionadas ao systemd,
talvez seja interessante alguém dar uma olhada no pacote e tentar algo para
RHEL/CentOS.