[CentOS-pt-br] CAIXA não permite acesso ao netbanking para CentOS

Thiago Luz Basilio nanga em nanga.com.br
Quinta Abril 7 13:24:14 UTC 2016

Ricardo,

Só meus 75 centavos de contribuição na thread:

Realmente o "módulo de segurança" que os bancos usam no Brasil são sempre da GAS Tecnologia, a qual não aparenta ter interesse nenhum em suportar o RHEL, sobrando interesse apenas para o Ubuntu e distribuições baseadas no Debian.

Se você tiver tempo, "bisbilhote" o pacote .DEB do "módulo de segurança" e veja com seus próprios olhos. Converta o pacote em uma RPM e você verá até os scripts que são rodados na instalação. É uma coisa medonha.

Mas, sinceramente, vejo isso como um alívio. Se você fizer um teste, vai verificar que o "módulo de segurança" é um daemon que fica o tempo todo em execução na sua máquina. Eu não gosto disso, é irritante e suspeito. Minha solução foi uma "gambiarra elegante": uma máquina virtual Windows que só uso para acessar o banco Itaú. Não uso mais nada dentro da máquina virtual, justamente pelo mesmo fato: na plataforma Windows o "módulo de segurança" também roda um serviço que fica lá, o tempo todo rodando...

Infelizmente não adianta brigarmos com bancos. Eu já fiz isso e, no final das contas, não deu certo! Saí do Banco do Brasil por causa do módulo de segurança e fui para o Itaú... Anos depois, o Itaú adotou a mesma coisa que o Banco do Brasil fez. É claro que você pode e deve registrar sua insatisfação com o banco, mas na maioria dos casos nossas reclamações (ainda mais se você for um cliente comum, como eu, que não tem dinheiro e investimentos grandes dentro da instituição financeira) serão lidas e sequer consideradas.

No Brasil os bancos mudam as coisas o tempo todo, sem prévio aviso. O Itaú, por exemplo, anteriormente disponibilizava aos clientes um token RSA ("iToken"). Atualmente o banco "matou" o token físico e o usuário tem duas opções: receber um token por SMS ou então desbloquear a tela do seu smartphone, abrir o aplicativo do Itaú, consultar o token do aplicativo e inserí-lo no Internet Banking que está aberto no desktop.

Quem sabe, um dia, alguém ou algum time encontre uma falha grave e explore a segurança (ou a falsa sensação de segurança) destes "módulos de segurança" dos bancos, fazendo com que os mesmos voltem para o modelo anterior, onde as soluções de segurança para o Internet Banking eram diferentes de banco para banco.

Thiago
 ---- On Thu, 31 Mar 2016 14:46:20 -0300 Ricardo Vendramini <lista em amplus.com.br> wrote ----