[CentOS-pt-br] Políticas de Segurança ? - Instalação - CentOS 7.

Sergio Mira shbmira em gmail.com
Quarta Agosto 2 14:47:42 UTC 2017

Bom dia a todos!

No ambiente no qual trabalho, conforme apontou Vitor Lobo, a migração
apresentou problemas em algumas aplicações.

Elaboramos uma estratégia de migração que, coincidentemente, veio a calhar
porquê estavamos migrando para um outro Datacenter, fisicamente falando.

Então, houve a migração da aplicação e o ajuste da mesma.
Mas não foi simplesmente botar a aplicação para rodar. Algumas versões de
pacotes utilizados no CentOS6 mudaram com relação ao CentOS7, e, com isso,
arquivos de configuração foram alterados.
Configurações de rede também mudaram, bem como na parte de segurança de
rede a adição do serviço firewalld gerenciando o iptables também foi
adicionada.
Enfim, são várias questões que tem que ser revistas.

Mas, no geral, a migração foi bem tranquila... se você tiver um ambiente
homogêneo do tipo *são 1000 máquinas, mas são 1000 máquinas com apache+php*,
aí é mais tranquilo.
É levantar pacotes, criar um template, adotar algum sistema de
gerenciamento de configuração (puppet, chef, etc) e padronizar.

Espero que meu 1 centavo expanda os horizontes aí..

Abs!

> [...]
> aprimoramento do LVM.
>
> No contexto servidor só peço pra você testar isolado em máquina virtual
> para não haver incompatibilidade entre suas aplicações e o sistema. A
> atualização é interessante na maioria das vezes para solucionar falhas de
> segurança. No mais, o suporte ao CentOs 6 vai até 30 Novembro de 2020,
> portanto, você pode optar por continuar com ele.
>
> Att,

> *Vitor Lobo*
> Analista de Sistemas
> LEMAF - Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal

Regards,