[CentOS-pt-br] Dúvida com o sistema x86_64 na instalação e atualização

Marcelo Gondim gondim em linuxinfo.com.br
Quarta Abril 1 14:38:24 UTC 2009

Olá pessoal,

Como vocês usam CentOS à mais tempo que eu... rsrsrsrs :) tenho uma
dúvida que há muito tempo me persegue.

Em sistemas 64bits quando instalo o CentOS 5.x x86_64 reparo que alguns
pacotes ele também instala uma versão 32bits i386.
Sempre que atualizo alguns desses pacotes aparecem para atualizar com as
2 versões. Creio que isso seja normal pois na instalação mesmo ele já
inclui eles.

Agora quando vou instalar um pacote novo que tem as 2 arquiteturas, ele
coloca pra instalar as 2 (i386 e a x86_64) e já tive problema com isso.
Hoje eu mando instalar manualmente o pacote somente da arquitetura
x86_64. Existe alguma maneira mais automática de dizer que só quero
instalar os pacotes x86_64?

Desde já obrigado à todos,

---
Marcelo Gondim