[CentOS-pt-br] Usar Cyrus-imapd em ambiente com storage

Sandra R. Souza sandra em ccuec.unicamp.br
Quarta Março 3 14:45:02 UTC 2010

Netsul - Valcir wrote:

> Boa tarde Sandra e amigos, obrigado pela dica.

Ola'
> É mais ou menos isso que eu preciso montar: dois servidores idênticos operando como servidor de dominio/e-mail, no entanto o secundário inicia os serviços após o primário falhar. Até aqui tudo certo, já está assim funcionando, o meu maior problema é com a sincronização das caixas dos usuários, então pensamos num storage NAS e montar o /var/lib/imap e /var/spool/imap nele. Caso o primário falhar, o secundário monta o mesmo ponto no storage e sobe os serviços e os usuários terão todos os e-mails novos quando o primário voltar novamente (e o secundário sair de cena).
   E' exatamente o que fazemos aqui, quando o primário sai do ar ,  o
segundo node monta os fs do storage normalmente, pois estas LUNS são
exportadas
tanto para o node primário quanto para o node secundário, mas temos que
tomar o cuidado de não montar nas duas máquinas ao mesmo tempo.
Neste esquema não precisa de NFS, o nosso storage é FC.
   Tentamos implementar o uso do GFS, mas não tinhamos alguns devices
necessários para a implementação.

    Se precisar, pode pedir mais informações. - Abraço - Sandra