[CentOS-pt-br] Listas SMTPRBL

FábioTux® fabiotux em gmail.com
Terça Março 30 13:02:50 UTC 2010

Bom dia Senhores(as).

Administro um escritório de arquitetura que hospeda seu site/email/ftp. Lá
temos uma instalação de qmail+clamav+spamassassin+perlscanner rodando sobre
o CentOS 5.4, que outrora era um Fedora 8.

Estou há algum tempo "brigando" contra SPAMs e usuários que não conseguem
fazer envio de seus e-mails, como se fosse um cabo de guerra!

Recentemente habilitei algumas listas smtprbl e percebi que alguns clientes
xDSL tinham seus emails bloqueados para envio. Como esses clientes usam xDSL
c/ IP dinâmico, não há como tirá-los das blacklists. Sem as blacklists
habilitadas, o envio torna-se extremamente lento, já que o antispam
(spamassassin) tem de fazer a verificação de um monte de bobagem que antes
era barrada imediatamente pelas listas.
Pra ter uma idéia, a única lista que não tem me dado dor de cabeça é a
bl.spamcop.net.
A lista da SpamHaus por exemplo é a que não me deixa em paz c/ clientes que
usam Virtua ou alguns usuários Speedy.

Por conta disso, recorro à vocês com a seguinte pergunta: Alguém possui o
endereço de boas smtprbls para que eu possa aplicar ao meu MTA sem me
preocupar c/ os clientes que usam xDSLs c/ IP dinâmico?

Gracias.