[CentOS-pt-br] Uso em notebook

Aslan Carlos aslan em linuxadvanced.com
Quarta Fevereiro 29 12:33:19 EST 2012

Fala Fabiano,

Blz?

Bom é necessário verificar todo o perfil de hardware da sua máquina,
pois o chip da placa de vídeo apresente algum tipo de particularidade
com a versão que vem no CentOS, lembrando o CentOS é fork do RHEL (Red
Hat Entreprise Linux), com isso ele deveria ser mais estável possível,
por este motivo também você irá observar que alguns pacotes são mais
antigos devido a maturidade da versão para rodar em um ambiente enterprise.

Algumas diferenças que você irá perceber são arquivos de configuração,
sua localização é diferente do Debian, exemplo são os arquivos de
configuração de interface de rede.
- Debian, e variantes: /etc/network/interfaces
- Red Hat e variantes: /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-(nome da
interface).

Gerenciamento de pacotes, onde vai utilizar o RPM, na minha opnião mais
estável e mais robusto que o DEB.
Antigamente reclavam muito dos RPM devido as dependências, mas era a
falta de conhecimento das pessoas, achando que o pacote RPM teria tudo,
o conceito de repositório não era diluído.

Você pode começar utilizando o wiki.centos.org, é uma ótima referência.

Caso queria também existe ótimos documentos no docs.redhat.com.

Sobre o Ubuntu estar instável, seria também interessante investigar o
motivo, assim gera mais conhecimento e caso seja bug de alguma parte do
sistema, ajuda o projeto, como gostaria que depois que utilizando o
CentOS e acontecer este problema, faça o mesmo.

Abs!
-Aslan
<http://docs.redhat.com/docs/en-US/index.html>