[CentOS-pt-br] Uso em notebook

Fabiano de Almeida fa.grupos em yahoo.com.br
Quarta Fevereiro 29 13:06:31 EST 2012

:D

Fico feliz pela manifestação tão rápida da lista. Participo de outras
listas, e não é comum o pessoal responder assim tão brevemente.

Quanto ao hardware do notebook, não é realmente la grande coisa, o vídeo
é via, o wireless é um realtek que não tem driver linux (no ubuntu usava
um programa que usa o driver para win98), mas está funcionando
corretamente. Ja o testei com o Mint (muito estável e intuitivo, mas é
pesado) e com o Win7.

A principal dificuldade com o Debian é que em outros 3 pc's no qual o
utilizei, depois de algum tempo (varia de horas a dias ligado) ele perde
normalmente as placas de rede, o que pra um servidor é inaceitável,
busquei auxílio na lista nacional e internacional, mas não obtive uma
solução satisfatória. Usei as versões 5.0 e 6.0.

O Ubuntu versão 10.x ficou bom, dificilmente dava problema, ao atualizar
para as versões 11.x fica muito instável o ambiente gráfico, por vezes
me aconteceu de travar ao abrir o firefox junto com thunderbird,
broffice e shell ou ao escrever o nome do aplicativo no menu (unity e
gnome shell), ultimamente tem estado bem melhor, mas ainda estou
"ressabiado" com ele, pois de vez em quando perde as placas de rede, mas
em frequência bem menor que o Debian.

O Mint foi o que mais gostei destas distros, para uso pessoal me supriu
bem, o problema dele é que é bem pesado, e para um servidor isso não
combina muito. Este não apresentou instabilidades e nem perda das placas
de rede, mesmo após pc ligado 10 dias direto(o mesmo que testei debian
6.0 e ubuntu 11.04/11.10).

Um colega de lista de email [Gitec/Interlegis] comentou que o servidor
dele usa CentOS, e que são raras as ocasiões que precisa fazer alguma
manutenção nele ou mesmo reiniciar computador, por isso resolvi testá-lo
primeiramente em meu notebook para me ambientar e aprender, para depois
mudar no servidor.

Não são conhecedor tão profundo do Linux, a cada dia venho aprendendo
mais coisas, por isso que busco sempre auxílio de colegas mais
experientes e materiais para poder estudar.

Atenciosamente,

--
_Fabiano de Almeida_