[CentOS-pt-br] Uso em notebook

Aslan Carlos aslan em linuxadvanced.com
Quarta Fevereiro 29 15:31:13 EST 2012

Fabiano,

    Então como segue a recomendação de colegas da lista, também
recomendo que não utilize o CentOS como um desktop, devido as versões
dos pacotes serem mais antigas, pode existir problemas quando alguns
hardwares são mais recentes.

Você pode escolher alguma distro mais voltada para desktop, Fedora é o
mais recomendando no seu caso, já que gostaria de aprender mais de como
é uma distro baseada em Red Hat.

Atualmente a maioria dos equipamentos já vem com suporte para virtualização.
vide com o comando.
egrep '(vmx|svm)' /proc/cpuinfo
se retornar alguma linha com a palavra vmx ou svm, quer dizer que seu
hardware tem suporte a Full Virtualização (HVM), no caso você poderá
utilizar o KVM para instanciar uma máquina virtual sem nenhum esforço,
assim testar CentOS ou qualquer outra distro suportada pelo KVM.

Caso não existe as flags, será necessário que você utilize o Xen, sendo
assim, é legal você procurar um pouco de documentação tanto para KVM
tanto para Xen. (Estamos falando do assunto mais comentado em Infra TI).

Sobre questão de ficar lento ou não, verifique se não é muitos serviços
rodando. (Vai precisar de mais conhecimento da distro).
Tente procurar no google "tricks" e a distro que você quer utilizar e
conhecer dicas boas para performance e conforto.

Sobre sumir as placas de rede te digo que é a primeira vez que ouço esse
assunto, é importante você coletar o máximo de informações possiveis
nestas ocorrências. Colete informações do comando dmesg e dos arquivos
/var/log/message(Red Hat based) ou /var/log/syslog (Debian based).

Assim você poderá descobrir qual é o motivo deste problema.

Caso precise de ajuda, colete as informações e envie para a lista, é
sempre bom conhecer problemas novos.

Abs e boa sorte!
-Aslan