[CentOS-pt-br] Uso em notebook

Arturo Fatturi artfil62 em gmail.com
Quarta Fevereiro 29 16:33:25 EST 2012

Fabiano.

Eu uso o Cento 6.2 como Desktop e não tenho problemas com Hardware. Os
problemas surgiam normalmente devido a algum hardware novo que adquiri e
com o Cento 5.5, por exemplo. Sofri bastante com uma Impressora HP F4480
que possui scanner. Quando isto ocorreu eu passei para o ScientificLinux
5.5 e consegui fazer com que todos os hardwares funcionassem e olhe que
não compro coisas muito estranhas (cameras, web cameras, coisas para
jogos, etc). Quando tinha uma impressora HP 3550 o Centos 5.0 a
reconhecia normalmente.

Claro, meu problema foi com um Notebook da CCE: o centos não conseguia
fazer a maldita Realtek funcionar. Neste caso nem o ScientificLinux
(considerando que divergem em alguns aspectos menores). Como não sou
programador nem sei escrever scripts - sou Professor de Filosofia - tive
de abandonar tanto o Centos, quanto o Scientificlinux e adotar algo mais
"maleável": passei para o OpenSuse. Pronto, navegava com Wireless.
Entretanto nem o Centos ou o Scientificlinux ficaram instáveis, pelo
contrário: preparava minhas aulas e fazia apresentação em aula com estas
distros. Passei vergonha foi com o Fedora 12 - um que tinha por símbolo
um maldito Leão - pois conseguia fazer a apresentação, mas a tela do
notebook ficava desligada, quando não desconfigurada. Não uso Fedora,
nem em Desktop. Os alunos riam e diziam: então isto aí é o Linux? Vai
explicar!

Se você tem tempo e interesse, acredito que uma busca nas listas, na
wiki do Centos e etc, lhe ajudarão. Por exemplo, eu não consegui fazer a
HP F4480 funcionar no meu Centos 5.5, mas havia um sujeito que informava
todos os passos para configuração.

Boa sorte e não desista.

Att

Arturo