[CentOS-pt-br] RES: Firewall via Software.

Marcelo Gomes marcelogomesrp em gmail.com
Quarta Julho 25 08:23:33 EDT 2012

O linux, com iptables funciona muito bem para esta função, da para
usar o squid e gerar regras muito boa para controle, botar VPN  e por
ai vai.... mas!!!

1) Se você não domina o iptables/linux/redes a chance de ficar buraco é grande;

2) O custo de maquina + instalação e configuração muitas vezes é maior
que comprar um appliance pré configurado que vai funcionar na maioria
dos casos.

A unica restrição que coloco é com relação a máquina que será usada,
muitas pessoas dizem que linux roda em qualquer equipamento e coloca
um máquina muito velha para ficar de firewall, depois a máquina da
problema a empresa fica sem internet e dizem que o linux não presta (o
que não é verdade).

Lembre-se o linux roda em qualquer máquina, mas qualquer maquina pode
não ter a confiabilidade que a sua empresa precisa.

[]s

Marcelo Gomes

Marcelo Gomes
(16) 8811 7286