[CentOS-pt-br] RES: RES: Apagar area de swap criada

Joaquim Petiz joaquim.pettiz em gmail.com
Terça Março 26 17:58:17 UTC 2013

Boa tarde,

Você pode primeiro verificar o quanto do arquivo de swap esta em uso com o
comando swapon -s

pode alterar o comportamento do sistema para deixar de usar swap, alterando
o arquivo /proc/sys/vm/swappiness. O valor desse arquivo pode ser de 0 a
100, 0 para uso somente da memória ram e 100 para uso de 100% do swap.

Para liberar mais memória ram pode usar o echo 3 >
/proc/sys/vm/drop_caches, isso vai liberar o uso do buffers e cache memory.

Depois de um tempo pode usar o swapoff no arquivo de swap, ele vai
liberando o uso de swap do arquivo (ele não remove de uma vez.. porém é
possível fazer isso).

Att,

Em 26 de março de 2013 10:48, lscrlstld <lscrlstld em gmail.com> escreveu:

>  Swapoff é inseguro, pode causar kernel panic e se o servidor estiver
> remoto vc perde o acesso.****
>
> ** **
>
> Seria necessário parar todos os processos que estão utilizando o swap para
> poder retirar “a quente”.****
>
> ** **
>
> ** **
>
> Utilize o comando swapoff****
>
> ** **
>
> # man swapoff****
>
> ** **
>
> Att, Walison****
>
> 2013/3/25 lscrlstld <lscrlstld em gmail.com>****

> [...]

# LINUX USER: #494913
#

Insanity: doing the same thing over and over again and expecting different
results.

Albert Einstein