[CentOS-pt-br] Problema com Roteamento

Thiago Luz Basilio nanga em nanga.com.br
Sexta Março 11 02:26:15 UTC 2016


Olá,

A VPN é baseada em OpenVPN? Se for, envie a configuração do servidor e de um cliente, para que eu possa dar uma olhada.

Se você quiser continuar no CentOS 6.x e ele estiver lhe atendendo, a decisão de ficar poderá ser mantida até 30 de novembro de 2020, que é a data do fim da vida para o RHEL 6.



Thiago

---- On Mon, 22 Feb 2016 09:23:12 -0300 Fábio de Sousa <fabiocs em gmail.com>wrote ---- 

 > Bom dia Srs,
 > 
 > Já faz alguns dias que venho tentando migrar algumas máquinas que usam Centos 6.7 ( elas são clientes de um Servidor VPN que fica matriz da empresa onde trabalho) para o CentOS 7.2.
 > 
 > Nestas máquinas "clientes", temos implementado:  samba(para ter acesso a pasta da LAN da Matriz, e compartilhamento de impressoras.
 > Deste início enfrentei alguns problemas com o Centos 7.2. Primeiro foi o mapeamento dos  dispositivos de rede, além disso usamos também "Interface de Rede Virtual"(IP alias). Depois de muito pesquisar descobri o "Virtual Interface Network" funciona de forma diferente no CentOS 7.x -  Se o NetworkManager estiver habilitado tem que ser implementado de uma forma. se não, tem que ser de outra. 
 > Corrigi o "problema" de mapeamento dos dispositivos usando parametros de kernel no boot e voltei todas para ethx, depois usei algumas dicas na net para implementar "Virtual Interface Network".
 > 
 > Instalei  o samba e configurei. Realizando alguns testes hoje pela manhã, apareceu um novo problema: "Rotas". depois de subir a VPN.. a maquina não encontra rota de saída para WAN. Executo o comando route -n, o sistema não consegue retornar resultado  e o terminal fica preso, sendo necessário Ctrl C para interromper. E o maior problema é que isso é intermitente, hora navega, hora não...pesquisei sobre o assunto, mas não achei solução!
 > 
 > Minha pergunta é. Pode ser erro de roteamento? Conflito com as interfaces eth0, eth0:1 e TUN(interface da VPN) no CentOS 7.x ? 
 > Pensei que fosse alguma regra do firewalld. Desinstei o firewalld e nada de resolver. 
 > Continuo a pesquisar ou continuo com o CentOS 6.7 que ainda atende?
 > Obrigado!
 > 
 > 
 >   ~   | Fábio de Sousa                                                                                                            
 > .ºvº. | Téc. Inf.
 > /(_)\ | Seja livre, use LINUX
 > .^.^. | Socialmente justo, economicamente viável e tecnologicamente sustentável
 > 
 > 
 > 
 > _______________________________________________
 > CentOS-pt-br mailing list
 > CentOS-pt-br em centos.org
 > https://lists.centos.org/mailman/listinfo/centos-pt-br
 > 



Mais detalhes sobre a lista de discussão CentOS-pt-br